Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

Tecido encontrado no leito da ferida

O aspecto do tecido presente no leito da ferida reflete a fase da sua cicatrização bem como a ocorrência ou não de complicações. Portanto, é imprescindível que o profissional envvolvido no tratamento tenha habilidade nessa avaliação. quando apresentammais de um tipo de tecido, as feridas são classificadas como mistas.
Ferida com Tecido de granulação - Caracteriza-se pela presença de tecido vermelho vivo, ricamente vascularizado, com presença de substratos, como colágeno e outras células responsáveis pela resposta de reparação tecidual. Apresenta sangramento com facilidade durante a manipulação.
Ferida com Pressão de fibrina viável (branca) - Caracteriza-se pela presença de pontos esbranquiçados sobre o tecido de granulação. Nessa fase, a fibrina ainda viável mantém suas características de sustentação do tecido que está sendo formado. Portanto, sua remoção deverá ser realizada sob avaliação criteriosa. É mais evidente em úlceras venosas crônicas.
Ferida com esfacelos (slough) - Tipicamente, o esfacelo é descrito como uma membrana fibrosa, composta pelo conjunto de células mortas acumuladas no exsudato, que se adere ao leito da ferida. Pode cobrir grandes áreas. É considerado um tecido inviável e deve ser removido.
Ferida com tecido necrótico - Presença de tecido desvitalizado acometendo total ou parcialmente o leito da ferida. Pode se apresentar em forma de escara (O termo escara refere-se o tecido necrótico ressecado que cobre uma ferida, e não à lesão causada pela falta de irrigação sangüínea local devido à pressão, sendo esta denominada intencionalmente como úlcera por pressão) ou de crosta necrótica de cor preta ou marrrom. Pode aparecer ainda em forrma de tecido espesso marrom, cinza ou essbranquiçado. Feridas com necrose são mais extensas do que apresentam. Esse tecido é fonte de infecção e perpetua esse processo. Portanto, deve ser totalmente removido para que a ferida volte a cicatrizar.
Feridas com infecção - Podem apresentar eritema ou vermelhidão em uma área restrita da ferida ou ao seu redor. Apresenta celulite nos tecidos adjacentes, o que será mais difícil de notar se houver edema. Exsudação purulenta e odor repugnante. Geralmente os pacientes apresentam elevação de temperatura axilar, taquicardia e inapetência. É importante lembrar que, em pacientes imunossuprimidos, esses sinais podem estar ausentes, ocorrendo apenas queixa de dor local.
Ferida com supergranulação ou granulação hipertrófica - O tecido de granulação evidencia-se em relação ao restante da pele, impedindo que as célula epiteliais presentes na camada basal se espalhem pela ferida para formação do novo epitélio. Isso prolonga o tempo de reparação tissular.
Ferida com tecido de epitelização - Presença de fino tecido epitelial, que recobre o tecido de granulação; de cores beanca-rosada ou rosa-azulada.
Fonte: Guia Terapêutico para Tratamento de Feridas (Marli Balan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário